Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Consignações

A Fozprev utiliza um programa exclusivo para gestão de consignações, o Econsig. Através dele, as informações lançadas pelas instituições financeiras são averbadas na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas, de acordo com o previsto no Decreto Municipal nº 26.634/18, que regulamenta as consignações. 

Você pode acessar o sistema Econsig aqui e consultar a margem, fazer simulação de empréstimo ou acompanhar o seu consignado.
Consulte abaixo as dúvidas mais frequentes sobre consignados. Caso sua dúvida não esteja prevista, entre em contato com a gente!

1. COMO POSSO FAZER EMPRÉSTIMO E CONSULTAR MINHA MARGEM?
Os empréstimos consignados são feitos diretamente nas instituições financeiras que possuem convênio com a Fozprev. Abaixo está a lista de consignatárias que possuem convênio com a Autarquia:

  • Caixa Econômica Federal
  • Paraná Banco
  • Daycoval
  • Bradesco
  • Santander
  • Sicredi
  • Banco do Brasil

A consulta da margem pode ser feita no portal do Econsig. Clique aqui para acessar o passo a passo.

2. COMO É CALCULADA MINHA MARGEM? POSSO AUMENTÁ-LA?
A margem é calculada aplicando uma porcentagem sobre o valor do provento (aposentadoria/pensão). Existem 4 tipos de margens e a soma delas não ultrapassa 50% do valor do seu provento. Os tipos de margens, bem como o limite consignável de cada uma, são definidos pelo artigo 5º do Decreto Municipal nº 26.634/18, conforme abaixo:

  • MARGEM 30 - até 30% (trinta por cento) para empréstimos consignados contraídos junto às instituições financeiras credenciadas pela Fozprev.
  • MARGEM 40 - até 40% (quarenta por cento) para outras consignações, desde que não tenha sido utilizada integralmente a Margem 30.
  • MARGEM 50 - até 50% para planos de saúde, odontológicos e aluguel sob a anuência do município, desde que não tenham sido utilizadas integralmente as Margens 30 e 40.
  • MARGEM 10 - 10% para cartão de crédito. Essa margem é retirada da Margem 40, não podendo ser utilizada para outros fins, independente da utilização do cartão.

A legislação que estabelece os limites de margem não possui previsão para o aumento dessa.

3. O QUE ACONTECE COM MEUS CONSIGNADOS QUANDO SAIO DA ATIVA E ME APOSENTO?
Quando o servidor ativo se aposenta, é necessário que ele compareça à Fozprev e assine o requerimento para fazer a migração de seus consignados. Mediante essa assinatura, os contratos que estavam consignados no vínculo ativo continuarão sendo descontados na folha de pagamento da Fozprev, nas mesmas condições anteriores, até o limite da nova margem.
Nos casos em que há redução da margem e que não é possível migrar todos os contratos, o recém-aposentado deverá procurar a instituição financeira correspondente e combinar uma nova forma de pagamento do empréstimo.

4. EM QUANTAS PARCELAS POSSO FAZER UM CONSIGNADO?
O número de parcelas de um consignado é definido pelas instituições financeiras, sendo 96 o número máximo de parcelas de um contrato.

5. SE EU QUITAR O CONSIGNADO, ELE DEIXA DE SER DESCONTADO IMEDIATAMENTE EM MINHA FOLHA?
Depende da forma como você definiu essa quitação com a instituição financeira. Em geral, os contratos quitados até o dia 15 de cada mês, a chamada Data de Corte, não são mais descontados a partir da quitação. Se você quitou após o dia 15, será descontada ainda uma parcela, pois as alterações feitas no sistema após o dia 15 são efetivadas somente no mês seguinte
.